quinta-feira, 4 de julho de 2013

Por que eu não apoiei às manifestações contra a Copa do Mundo 2014?

Olá pessoal, vou escrever na minha língua pois gostaria de contar para meus amigos do Brasil os motivos que me levaram a não apoiar às manifestações contra a Copa do Mundo 2014. Logo farei uma tradução para a Língua Inglesa para que os demais leitores possam entender.


Esse foi o principal motivo, para mim estava muito claro desde o início que não se tratavam de manifestações e sim de manipulações, a mídia, em especial a revista Veja "criou" um herói e ele foi intitulado de "A voz das ruas". É este rapaz que aparece nas fotos, uma delas com a Xuxa, uma brasileira conhecida que nasceu no Rio Grande de Sul mas mesmo assim foi capaz de ir para a rua exigir que o lucro do petróleo que é brasileiro seja exclusivo do Rio de Janeiro, estado na qual ela reside...vamos além, repararam onde este rapaz trabalha? Sim na Rede Globo...empresa que era alvo constante dos protestos, teve carros depredados e funcionários hostilizados pelo povo que estava na rua...interessante não?

Mas hoje vieram as notícias bombásticas, Argentina e Uruguai, vizinhos que criticaram a Copa do Mundo no Brasil querem sediar o mesmo evento em 2030...ou seja, ser sede de uma copa é tão ruim assim? link para a notícia:  http://placar.abril.com.br/materia/grondona-garante-argentina-e-uruguai-como-sedes-da-copa-de-2030 e a Rússia, que sediará o evento em 2018 declarou que gastará muito mais do que o Brasil...outro fato curioso se tratando de um país muito mais desenvolvido que o nosso. link para a notícia: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2013/07/russia-gastara-quase-o-dobro-que-o-brasil-para-organizar-a-copa-do-mundo-de-2018-4189828.html

Também temos que citar a "ajuda" dos nossos amigos um quanto duvidosos, ela a famosa cineasta que vive nos Estados Unidos, e conhece muito sobre o Brasil, a Carla Dauden...sim aquele mesma que fez um videozinho com dados questionáveis falando que o Brasil gastou 30 bilhões de dólares na construção dos estádios quando na verdade foram 3 bilhões de REAIS para os estádios (dinheiro financiado pelo BNDES que voltará aos cofres públicos) e em torno de 27 bilhões de REAIS para as cidades sede investirem em obras de mobilidade, que serão úteis na copa e depois dela, um exemplo, para construir os metrôs. 

link para o vídeo da Carla Dauden: http://www.youtube.com/watch?v=ZApBgNQgKPU

Mas eu também gostaria de deixar claro que a moça se retratou sobre este assunto e pediu que sua mensagem fosse passada adiante, segue no linkhttp://revistaepoca.globo.com/Mente-aberta/ruth-de-aquino/noticia/2013/06/carla-dauden-tem-gente-dizendo-que-eu-trabalho-para-cia.html Como já deixei claro em textos anteriores, sou a favor da verdade e não escondo nada dos meus leitores.


Foto de protesto no Ceará antes do jogo do Brasil, manifestante queima carro da autoridade de fiscalização de trânsito. 

Também não posso deixar de falar do Romário, que em 2007 foi até a FIFA em nome da CBF pedir que o Brasil sediasse a Copa de 2014, em 2010 ele se elegeu deputado e não sei por que motivo, a partir de 2012 passou a combater ardentemente a CBF, a FIFA e a Copa do Mundo...muito cuidado em 2014 eleitor! 



Avaliando estes fatores dá para perceber que existe um grande interesse não sei se político, econômico ou talvez apenas um sentimento de mágoa e decepção com o Brasil e suas instituições para atacar tão ferozmente um evento que é internacional e que pode trazer muitos benefícios para nosso país, lembrando que nosso país está em crescimento econômico com um PIB que já ultrapassou até a Inglaterra, fator que deve gerar temores em outras nações...




Vantagens de sediar uma Copa do Mundo:

1- O mundo inteiro olha para o país, é muita visibilidade
2- Atrai investimentos internos e principalmente externos
3- Aquece o turismo e se o turista gosta, ele volta
4- Gera renda, são inúmeros empregos gerados nas obras dos estádios, ruas, aeroportos e até na organização do evento
5- Movimenta o mercado da publicidade, que emprega muita gente, desde publicitários até funcionários de fábricas que precisam produzir mais para vender seus produtos na copa. 
6- É uma festa mundial, bonita que tem a característica de ser a única na qual todos os povos de todas as nações livres param na frente da televisão naquele mesmo momento para torcerem por seus países ou pelos países os quais tenham simpatia...e o Brasil é um dos países mais amados do mundo! 

Então como vimos, a Copa do Mundo é uma fonte de benefícios para um país, é complicado ser contra esta festa...ah mas eu entendo você, as obras no entorno dos estádios não foram feitas, falta investimento em educação e saúde, e você tem toda a razão do mundo, mas eu preciso lhe contar uma coisa meu amigo!

O Brasil é um país que adota um sistema de autonomia entre as pessoas políticas, ou seja, o presidente não pode mandar no governador nem no prefeito, e o governador também não manda em ninguém...além disso, o poder legislativo, aquele que faz as leis do país é totalmente independente do poder executivo, aquele que administra.

Mas o problema não é só este...a saúde no Brasil é municipalizada, isso significa que o seu prefeito elabora um orçamento e ele que decide onde ele vai aplicar o dinheiro que ele recebe do governo federal. A educação básica e fundamental também. O seu governador também comanda algumas escolas a nível médio e fundamental e superior nas universidades estaduais, sendo que apenas o ensino superior federal é a única instituição controlada pelo governo federal. Obras de metrô, ruas de cidades, entorno dos estádios também são controladas pelos prefeitos, alguma coisa pouca pelo governador, ou seja, se sua cidade não está preparada para a Copa do Mundo, se os hospitais são ruins e as escolas também, se o professor não ganha um salário adequado, isso talvez não seja culpa do nosso presidente, você está pedindo para a pessoa errada, você deve conversar com seu prefeito e governador! 

Um exemplo disso, a presidente Dilma cobrou de Fortunatti, prefeito de Porto Alegre a construção do metrô. O dinheiro ela já tinha liberado para ele executar a obra: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=121387

Bom pessoal, eu fui muito xingada, vaiada e quase linchada por expor minha opinião durante os protestos, mas eu tinha os meus motivos, porém as pessoas que me vaiaram estavam comparando o que estava acontecendo no Brasil com a "Primavera Árabe". Você já reparou o que é a "Primavera Árabe", bom em 2011 o Egito foi para a rua para derrubar o ditador Hosni Mubarak, foi realizada uma eleição democrática e um governo islâmico com pouca competência política subiu ao poder. Resultado, ontem o presidente deste governo Mohamed Morsi foi obrigado a renunciar o cargo depois de uma onda de manifestações populares.  Agora o Egito perdeu sua constituição e o país está nas mãos dos militares...É isso mesmo que você pensa que aconteceu ou deve acontecer no Brasil? Isso é só a ponta do iceberg, na Síria a situação é muito pior e o país está em deterioração por estar em uma guerra civil. 

E para concluir eu gostaria de contar para vocês que o Brasil não acordou, sabe por que pessoal? Porque o Brasil NUNCA dormiu. É só olhar nossa história para perceber que tivemos guerras, revoltas, revoluções, algumas muito justas, outras nem tanto...em 1904 tivemos uma revolta chamada "Guerra da Vacina"  porque o povo não queria ser vacinado contra uma doença mortal: a Varíola...você já pensou? Pessoas foram para a rua, brigaram, e até se mataram em favor do vírus da varíola? Mas amigo, mesmo assim se você não está convencido eu vou mostrar uma coisa para você, o Gigante Acordou, em 1964, e sabe o que veio depois disso? DITADURA! 



ps: não deixem o gigante que nunca dormiu, dormir, mas revindiquem as coisas certas para as pessoas corretas, não sejam massa de manobra na mão de pequenos grupos que só querem se sobrepor seus interesses sobre os outros e sobre seu direito de escolha! Por favor, comentem, seria bom discutir o assunto!


Carolina Agne, Farmacêutica Industrial, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário