quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Transporte público na Dinamarca

Eu sou uma pessoa fascinada pelo metrô, não sei porquê, talvez seja uma síndrome de Visconde de Mauá ou alguma influência de outra vida, de repente eu fui um destes entusiastas por transporte público, ou um cientista que ajudou no desenvolvimento das máquinas a vapor, não sei, só sei que eu me emociono toda vez que descubro uma cidade através das conexões de suas linhas de metrô, trem e até barcos...sim barcos...

A idéia inicial do blog era falar sobre moda, mas não consigo, preciso comentar sobre as maravilhas do transporte público da Europa. Como todos sabem, o continente estimula e muito o uso do transporte público, por questões óbvias, como prevenção de acidentes, poluição, engarrafamentos, a falta de combustíveis fósseis (a Europa não é um grande produtor de petróleo como a Rússia, Oriente Médio e América). Além disso, as cidades são antigas e não foram projetadas para o uso do automóvel pessoal. 

A Dinamarca além de ser a terra dos contos de fada, terra de Hans Christian Andersen, o que explica porquê todos os príncipes e princesas têm traços escandinavos, é também a terra da excelência no transporte público!
Vou contar um pouquinho do que ocorreu comigo neste lindo país. Estava em uma cidade chamada Aarhus e deveria ir para Copenhagen. Fui até a rodoviária e comprei uma passagem em um ônibus de linha intermunicipal, coisa simples e básica. Fiquei na parada, mais simples que um box em qualquer rodoviária do Brasil e esperei alguns minutos pelo meu ônibus. O ônibus tinha ar acondicionado, internet grátis wireless, fonte de energia para carregar equipamentos eletrônicos, mesinhas para até quatro pessoas. Isso tudo para ficar apenas 5 minutos, pois a viagem era mesmo de ferry (barca). 


Esta é a barca (ferry), foram 50 minutos nesta embarcação, com bar, internet grátis, poltronas para descanso, e uma bela vista:






Durante esta viagem eu descobri porquê existe a cor azul-marinho, pois o Nordic Sea é desta cor.

Chegando em Copenhagen, totalmente perdida (risos), peguei um trem até o centro da capital, para a minha surpresa, o trem além de ter internet grátis, tinha uma sala exclusiva para leitura (silêncio!). 




Sala de leitura delimitada por portas de vidro.

O metrô é pequeno mas muito confortável:




E se você comprar o Copenhagen Card (menos de 30 reais pelo período de 24 horas), você pode andar em todos os meios de transporte público, bem como, ter acesso a todas as atrações turísticas pagas, isto inclui o Tivoli (famoso parque de diversões que inspirou Walt Disney a criar a Disneyland). 





E dificilmente estes meios de transporte estão lotados, pois os dinamarqueses gostam mesmo é de bicicletas! 




Um comentário:

  1. Quem dera o Brasil seguir o exemplo, aqui é praticamente impossível sair de carro, sair de busão, atravessar a rua...ou seja, fique em casa!

    ResponderExcluir