Já que estamos falando de Belle Époque na Europa, que tal relembrar um pouquinho o que estava acontecendo nas terras tupiniquins?
Para quem não sabe também vivemos uma Belle Époque que teve início quando o nosso querido Brasil se transformou um uma república em 1889 e terminou em 1922...
A Belle Époque Tropical foi marcada por grandes avanços urbanísticos como no Rio de Janeiro e em São Paulo, por avanços incríveis na saúde pública, destacando-se dois grandes cientistas: Oswald Cruz e Carlos Chagas, por avanços na área de transportes, com a invenção do avião pelo brasileiro Alberto Santos- Dumont e pelo avanço territorial após a incorporação do Acre, comandada pelo Barão do Rio Branco.
Além disso, no final da Belle Époque ocorreu também a famosa "Semana da Arte Moderna" com seus movimentos antropofágicos demonstrando assim o caráter ufanístico o qual o país vivia nestes anos de ouro.
Posso até arriscar a dizer que foi durante a Belle Époque Tropical que o Brasil descobriu sua identidade, a qual persiste até hoje, como um país tropical do samba e futebol, uma vez que, foi neste mesmo momento que o futebol foi trazido ao nosso território, território qual brilhava a estrela do grande mestre do samba, nosso eterno Pixinguinha.
Alguns exemplos da Belle Époque Tropical:
Estação da Luz - São Paulo: hoje abriga o Museu da Língua Portuguesa
Teatro Central do Rio de Janeiro
Semana da Arte Moderna: Cartaz enfatizando o Ufanismo
Aproveitando o post gostaria de agradecer ao lindo presente de um amigo da Suécia:
Obrigada! Beijos pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário