quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A incrível Biblioteca de Bergen

Bergen é incrível, mas sua biblioteca, foi amor a primeira visita! Sempre fui fã de bibliotecas, desde meus idos tempos de infância em Cachoeira do Sul, onde passava os recreios na biblioteca da escola, depois as tardes nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e agora, descobri a Biblioteca de Bergen, cidade chuvosa e linda na costa da Noruega.

Em primeiro lugar eu nunca pensei na vida que iria um dia na Noruega, mas, acontece. Imagine então uma pessoa que nunca sequer sonhou em ir na Noruega chegar de mala e cuia em Bergen, sem fazer idéia de como chegar no Hotel, no topo de um Fjorde. Chego na estação central, fui de trem de Oslo até lá, e a minha bússula interna que eu descobri que é muito eficiente me levou ao acaso ao centro de informações turísticas, tudo que eu queria era achar uma Lan House para imprimir a minha reserva, claro que eu deixo tudo para última hora.


Fui informada que eu deveria ir até a biblioteca central onde seria possível realizar a impressão. Onde era? O prédio em frente ao centro de informações...até que sou uma pessoa de sorte. Entro na biblioteca, este prédio pequenino acima e sou recebida por uma simpática senhora sorridente: surpresa 1, pois reza a lenda que europeus, ainda mais nórdicos são frios...mentira!

  
Educadamente ela me orienta a ir até um dos 30 computadores com acesso liberado e free (você pode acessar até o facebook, que aliás é a página de início de qualquer busca na internet). Bom isto só é possível pois a educação nórdica permite que os cidadões respeitem o limite de tempo de uso, que é de 30 minutos. Entrei no meu gmail, imprimi as páginas necessárias, fechei a tela e fui até o balcão pegar as páginas impressas. Quando eu viro eu tenho a surpresa 2: a biblioteca tem café, chás a escolha, água quente, e uma pequena cozinha para os usuários realizarem refeições. Tudo muito bem conservado e extremamente limpo. E aí, vai dizer que também não caiu de amores por esta biblioteca? 



Um comentário: